Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu forças armadas

Exército admite abrir mão da Defesa para Marinha se Braga Netto for vice de Bolsonaro

Ideia é ceder espaço por oito meses e voltar a comandar a pasta em um segundo mandato do presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Exército avalia ceder para a Marinha o comando do Ministério da Defesa, caso o atual titular da pasta, general Walter Braga Netto, deixe o cargo para se tornar o candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro (PL).

Entre oficiais, ganha espaço a avaliação de que seria estratégico abrir mão do posto por oito meses, de abril até o final do mandato, e assim permitir um rodízio entre as Forças Armadas.

Ministro da Defesa, Braga Netto, em reunião com o contraparte russo, Sergei Lavrov. Foto: REUTERS/Shamil Zhumatov - REUTERS

Em um eventual segundo mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL), seria como se a dívida estivesse paga e os verde-oliva poderiam retomar o comando da Defesa.

​O nome mais forte para o cargo é o do almirante Garnier Santos, comandante da Marinha. Foi Garnier quem sugeriu o desfile de tanques na Esplanada dos Ministérios no dia em que a Câmara apreciou a PEC do Voto Impresso.​

Se o Exército permanecer como titular da Defesa, os substitutos mais cotados são o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos, e o atual comandante, general Paulo Sérgio Oliveira.

Há resistências em relação ao general Paulo Sérgio. A recomendação para avaliar o retorno das atividades presenciais, condicionando-o à vacinação contra o coronavírus, desgastou o militar entre os aliados do presidente.

Ainda assim, também já se fala nos bastidores em quem poderia sucedê-lo no comando da Força. Estão à frente os generais Richard Nunes, que foi o secretário de Segurança do Rio de Janeiro quando Braga Netto era o interventor, e Júlio César Arruda, que substituiu na época o atual ministro no Comando do Leste.

Figura na lista ainda o comandante do Centro de Operações Terrestres, general Marco Antônio Freire Gomes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.