Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Eduardo Leite terá no PSD apoio que não teve dos tucanos, diz líder no Senado

Nelsinho Trad diz que governador do RS pode ser 'a grande novidade do centro' na eleição presidencial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O líder do PSD no Senado, Nelsinho Trad (MS), afirmou nesta quarta-feira (16) que, caso o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, decida disputar a Presidência da República pelo PSD, terá a sustentação que não teve no PSDB.

"O apoio que ele não teve terá de sobra. O PSD vai se unir [por sua candidatura]", declarou o senador.

Em quarto ano de mandato, governador gaúcho, Eduardo Leite, encaminha adesão ao RRF (Regime de Recuperação Fiscal) e descarta disputa à reeleição em 2022
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), quem vem sendo assediado pelo PSD para disputar a Presidência - Palácio Piratini

Trad afirma que ter candidato próprio atende à necessidade do partido de conciliar os interesses de seus integrantes mais à direita e mais à esquerda.

Há quadros importantes ligados ao presidente Jair Bolsonaro (PL), e outros em tratativas com aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O senador pontua, no entanto, que ter o governador do Rio Grande do Sul na disputa vai além de questões internas. "Vai ser a grande novidade do centro e com grandes chances de sucesso", defende.

"Nós vamos ter a oportunidade de ter um candidato que sempre teve uma coerência, uma transparência na sua vida pessoal e sempre teve uma excelente atuação nas suas gestões. Os três requisitos laureados pela ética. É tudo aquilo que a sociedade está procurando, com experiência administrativa comprovada."

Eduardo Leite reuniu-se com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, na última segunda-feira (14). Ele perdeu as prévias do PSDB para o governador de São Paulo, João Doria.

A conversa irritou o presidente do PSDB, Bruno Araújo, que foi às redes sociais dizer que o eleitor gaúcho sempre exigiu "firmeza de posições" de seus líderes. "Nem sempre a grama do vizinho é mais verde", escreveu.

Kassab jantou com a bancada de deputados federais nesta terça-feira (15), em Brasília. O encontro foi oferecido pelo presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, Marco Bertaiolli (PSD-SP).

Aos parlamentares, Kassab disse que qualquer movimento a partir de agora depende de uma sinalização do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), pré-candidato da legenda. "A bola está com ele", explicou aos presentes.

O presidente do PSD reforçou que o convite foi feito ao mineiro e que dependerá dele abrir mão da disputa.

Não foi estabelecida uma data para Pacheco dar sua posição, mas há a confiança no partido de que o presidente do Senado sabe o momento adequado para não prejudicar as negociações com vistas às eleições.

Nos bastidores, no entanto, o PSD já prepara o discurso, caso Pacheco, de fato, se afaste da corrida presidencial.

Para Trad, por exemplo, Pacheco é "a pessoa certa, no lugar certo" e pode ter um papel importante nas eleições de 2022 ocupando a presidência do Senado.

Nas palavras do parlamentar, Pacheco será uma figura de sensatez na defesa da democracia. "O Brasil precisa de alguém ponderado e equilibrado para poder conduzir eventuais e prováveis extremos no embate no debate eleitoral", sustenta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.