Pré-candidato ao governo de São Paulo, o ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) tentará adotar um discurso pragmático na campanha eleitoral, demarcando certa distância dos excessos da ala ideológica do bolsonarismo.
Uma das primeiras atitudes será rejeitar em sua chapa, seja para a vaga de vice ou ao Senado, expoentes do bolsonarismo radical, como o ex-ministro Abraham Weintraub (Educação) ou a médica Nise Yamaguchi.
Uma possibilidade cada vez mais forte é aliança com a deputada estadual Janaína Paschoal (União Brasil), que tem relação de altos e baixos com o presidente.
O ministro, que deve se filiar ao PL em março e se desincompatibilizar no início de abril, também deverá rejeitar claramente posições negacionistas sobre a vacina.
Colunas e Blogs
Receba no seu email uma seleção de colunas e blogs da Folha; exclusiva para assinantes.
Aliados dizem que ele terá de ser cuidadoso, para não passar a impressão de que está se afastando demais de Bolsonaro, seu principal padrinho político e maior ativo eleitoral. Nesta quinta-feira (17), o ministro imitou o estilo do chefe ao soltar palavrões num evento em São Paulo.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.