Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Weintraub diz à PF que Lewandowski quis comprar sua casa, mas nega intenção de imputar crime a ele

Ex-ministro de Bolsonaro prestou depoimento após dar entrevista em que atacou STF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub disse em depoimento à Polícia Federal que Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), quis comprar sua casa, mas negou ter tido intenção de imputar crime ao ministro ao revelar o caso em entrevista a um podcast.

Weintraub foi ouvido por ordem do ministro Alexandre de Moraes após ele conceder entrevista ao podcast Inteligência Ltda em que atacou o STF e citou a proposta recebida de um ministro de compra de sua casa, mas sem revelar o nome do magistrado.

"O que acha disso? É adequado? Esse juiz me negou habeas corpus. Foi um dos dez que me negaram habeas corpus", disse Weintraub na entrevista.

O habeas corpus, diz o ex-ministro, era preventivo para evitar que fosse investigado pela Lei de Segurança Nacional e foi julgado por Lewandowski.

Weintraub negou, porém, ter citado o caso com a intenção de imputar crime, difamar ou insinuar o recebimento de vantagem indevida por ministros do STF.

Segundo ele, o interesse do ministro pelo imóvel ocorreu no início do segundo semestre de 2021, após o julgamento desse habeas corpus e quando ele já residia nos Estados Unidos, para onde se mudou após deixar o governo Bolsonaro.

O ministro teria demonstrado interesse na compra por meio de um advogado de Weintraub da casa no Condomínio Chácara Cordeiro.

O ex-ministro argumentou que tentou, inclusive, preservar Lewandowski ao não citar seu nome na entrevista ao podcast.

Em nota, o gabinete de Lewandowski informou que por intermédio de uma corretora "visitou duas casas no referido condomínio em São Paulo, as quais estavam à venda, mas nenhuma delas de propriedade do depoente".

O então ministro da Educação Abraham Weintraub durante evento do governo de Jair Bolsonaro
O então ministro da Educação Abraham Weintraub durante evento do governo de Jair Bolsonaro - Marcos Corrêa/PR

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.