Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Alexandre de Moraes cobrava votação de ação contra Daniel Silveira desde janeiro

Fux queria deixar mais para o final do semestre por prever indisposição com a Câmara

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes vinha cobrando o presidente da Corte, Luiz Fux, para pautar a ação penal contra o deputado federal Daniel Silveira (União-RJ) desde o início do ano.

Moraes liberou o processo para julgamento em 21 de janeiro e argumentou com Fux ser necessário votá-lo logo para respaldar as medidas duras tomadas contra o parlamentar.

Ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) - Folhapress

O presidente do STF garantiu pautá-lo até o meio do ano, mas preferia deixar para mais o fim do semestre, porque imaginava que poderia entrar em rota de colisão com o Congresso. Esperava que tendo início o recesso parlamentar na sequência, poderia ajudar a colocar água na fervura.

A atitude de Silveira, no entanto, precipitou a apreciação do assunto pelo plenário.

Moraes havia determinado que Silveira passasse a usar o dispositivo na última sexta (25), por descumprir medidas cautelares e fazer "repetidas entrevistas nas redes sociais e encontro com os investigados nos inquéritos", como revelou o Painel.

Na terça (30), porém, o deputado bolsonarista circulou sem tornozeleira eletrônica pela Câmara dos Deputados, disse que não cumpriria decisão "ilegal" do ministro e afirmou que Moraes tinha que ser "impichado e preso". Ele passou parte da noite no plenário da Casa e o restante em seu gabinete, como forma de evitar ser abordado pela Polícia Federal.

Fux pediu aos seus auxiliares para encontrar a data mais próxima ainda na noite de terça-feira, antes, portanto, da nota emitida pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Bateu o martelo nesta quarta, e o julgamento acontecerá no próximo dia 20.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.