Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Relativizar prévias é desrespeito à democracia, diz Vinholi

Aliado de Doria minimiza o impacto da debandada de ala ligada ao ex-governador após as prévias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente do PSDB em São Paulo, Marco Vinholi, minimiza o impacto da debandada de aliados do ex-governador João Doria do partido. Segundo ele, relativizar as prévias é ruim para a credibilidade do PSDB, independente de quem seja o candidato.

Conforme mostrou o Painel, o grupo de tucanos que apoia o nome de Eduardo Leite, ex-governador do RS, como pré-candidato presidencial do PSDB definiu como estratégia argumentar que o partido mudou. De lá para cá, 11 deputados federais deixaram a legenda, por exemplo, sendo que, segundo cálculo desse grupo, a maior parte deles votou em Doria.

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, participa de anúncio de liberação de recursos orçamentários 2019 que vão beneficiar 167 municípios, realizado no Palácio dos Bandeirantes. Local: São Paulo/SP. Data: 08/05/2019.  Foto: Governo do Estado de São Paulo
O ex-governador do Estado de São Paulo, João Doria, com presidente estadual do PSDB, Marco Vinholi. Foto: Governo do Estado de São Paulo - Governo do Estado de São Paulo

"Não se trata de defender Doria ou Eduardo, mas relativizar as prévias é muito ruim para a credibilidade do PSDB. Para nos apresentarmos como protagonistas da democracia brasileira, o respeito à democracia interna é um pressuposto fundamental", sustenta Vinholi.

Para aliados de Eduardo, o PSDB que escolheu Doria como pré-candidato não existe mais. Além dos deputados federais, prefeitos e deputados estaduais também deixaram o partido nesse período.

A ala ligada a Doria ficou incomodada com declarações recentes do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, em favor de uma aliança ampla. Como mostrou a coluna Mônica Bergamo, Araújo disse que o pacto com a terceira via é maior do que a prévia que escolheu Doria.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.