Painel

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu laranjas do PSL

Com Bivar candidato, União quer abrir espaço para terceira via indicar vice

Embora a tentativa de candidatura única tenha naufragado, legenda busca apoio de outras siglas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Embora tenha abandonado as conversas com os partidos de centro sobre a candidatura única, a União Brasil vai abrir espaço para os até então parceiros indicarem o vice na chapa do presidente da legenda, Luciano Bivar.

De acordo com o líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento (BA), a candidatura própria é irreversível e, para aumentar as chances de Bivar, os dirigentes da sigla começarão agora o diálogo em busca de apoios.

Presidente da União Brasil, Luciano Bivar. (Foto: Zanone Fraissat/Folhapress, MONICA BERGAMO)

Mesmo que não tenha sido possível chegar a um consenso sobre qual critério adotar para escolher um nome entre os postulantes, há expectativa de ocorrerem conversas partindo da definição de Bivar como cabeça de chapa. O grupo era formado também pelo MDB, que tem a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MS), pelo PSDB do ex-governador de São Paulo João Doria e pelo Cidadania.

Elmar desaprova a possibilidade de o ex-juiz Sergio Moro fazer dobradinha com Bivar, em uma chapa puro-sangue. Segundo sua avaliação, o ex-ministro da gestão Bolsonaro não agrega à candidatura.

Já o deputado federal Júnior Bozzella (SP), que articulou a ida de Moro, ainda não descarta nem a chance de Moro ser o cabeça de chapa. "Seria necessário haver uma construção interna", reconhece.

O presidente da União Brasil foi o primeiro a indicar poderia ficar de fora do grupo de partidos que querem um candidato único para representar a chamada terceira via nas eleições presidenciais. "A União Brasil não pode ficar mais a reboque de querelas ou grupos que não queiram chegar a lugar nenhum", afirmou no final de abril.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.