Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Doria reclama de não receber pesquisa e vê falta de democracia no PSDB

Pré-candidato a presidente diz que busca resultados desde levantamento há dois dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pré-candidato do PSDB à Presidência, João Doria reclama que a direção do partido não disponibilizou ainda para ele os resultados da pesquisa contratada para avaliar seu potencial na disputa.

O ex-governador de SP João Doria, pré-candidato a presidente pelo PSDB - Governo do Estado de São Paulo

"Num partido que se diz democrático, é justo que o candidato eleito pelas prévias do partido não tenha acesso a uma pesquisa que diz que ele não tem condições de ser o candidato do partido?", disse ao Painel.

Doria afirma que solicitou o resultado na quarta-feira (18) pela manhã e não havia recebido o levantamento até as 16h de quinta (19).

"Surpreendente: uma pesquisa que trata dos candidatos Doria e [Simone] Tebet, sem que o candidato do PSDB tenha o direito de ver a pesquisa. É razoável isso?", declarou.

A pesquisa foi contratada junto ao instituto do publicitário Paulo Guimarães, e mistura características qualitativas e quantitativas.

Foram entrevistadas cerca de 2.000 pessoas, que tiveram de responder sobre atributos de Doria e da senadora Simone Tebet (MDB-MS).

Com base na pesquisa, analisada pela Executiva Nacional, a direção tucana tende a aprovar o apoio a Tebet, que teria índice de rejeição menor do que Doria.

O ex-governador de São Paulo, vencedor da prévia tucana do ano passado, contesta essas conclusões e diz que pontua acima de Tebet nas pesquisas que vêm sendo divulgadas. Ele poderá judicializar a questão caso seja derrotado internamente.

O PSDB afirma que não tem cópia física da pesquisa, feita pelo publicitário Paulo Guimarães. E que Doria pode pedir a Guimarães para vê-la, mas não poderá receber um exemplar, porque ela não foi registrada na Justiça Eleitoral.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.