Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Petistas esperam desistência de França após conversa com Lula

Apoiadores de Fernando Haddad dizem que acerto pode ocorrer nos próximos dias; pessebistas negam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Petistas e apoiadores da campanha de Fernando Haddad (PT) ao Governo de São Paulo esperam que Márcio França (PSB) aceite retirar sua pré-candidatura ao Palácio dos Bandeirantes nos próximos dias, após uma conversa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ( PT).

Enquanto integrantes da campanha de Haddad afirmam que um acordo está prestes a acontecer, o entorno de França diz que não há agenda marcada com Lula ainda.

O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) e o ex-governador Márcio França (PSB) durante reunião no ano passado - Arquivo pessoal

Parlamentares do PT e mesmo membros do PSB paulista têm incentivado França a concorrer ao Senado com base em pesquisas que mostram que o ex-governador teria chances de vitória apesar do favoritismo do apresentador José Luiz Datena (PSC), que deve concorrer na chapa de Tarcísio de Freitas (Republicanos). O apoio de Lula, dizem, é crucial para alavancar França nos levantamentos.

Além disso, a aparição conjunta de Haddad e Geraldo Alckmin (PSB) em Andradina (SP), nesta sexta-feira (24), para a inauguração de uma fábrica de laticínios em um assentamento seria um indicativo de que França estaria disposto a ceder.

Do lado do PSB, no entanto, a avaliação é a de que uma decisão de França ainda depende de dois fatores, mas pode ser tomada até o fim deste mês.

Primeiro, há a indicação de Gilberto Kassab, presidente do PSD, de que pode apoiar França, o que faria o pessebista manter sua candidatura ao Governo de São Paulo. Kassab, no entanto, também tem conversa avançada com Tarcísio.

Outra questão é a candidatura de Datena ao Senado. Membros do PT e do PSB duvidam de que o apresentador realmente irá concorrer. Nesta sexta, Datena afirmou ao Painel que se afastará de seu programa de TV para disputar a eleição.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.