Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Após ameaças, PSOL cria protocolo de segurança para seus parlamentares

Partido lista 28 casos envolvendo detentores de mandatos; nova instância partidária centraliza ações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após uma série de ameaças a alguns de seus parlamentares e militantes, o PSOL estabeleceu um protocolo de segurança para as eleições deste ano. As regras estão a cargo da nova Secretaria de Segurança Militante, instância partidária criada no ano passado e que está em processo de estruturação.

0
A deputada federal Talíria Petrone no corredor de comissões da Câmara dos Deputados - Gabriela Bilo/Folhapress

Em reunião em 8 de julho, o partido listou 28 casos de detentores de mandatos que sofreram ameaças recentes, incluindo assédio, agressões, ameaças de morte, tentativas de atentados e perseguição. A maioria são mulheres, negros e LGBTs.

Entre eles estão as deputadas federais Talíria Petrone (RJ) e Vivi Reis (PA), as deputadas estaduais Erika Malunguinho (SP) e Renata Souza (RJ) e diversos vereadores.

A lista foi enviada ao Supremo Tribunal Federal, ao Tribunal Superior Eleitoral e às presidências da Câmara e Senado, entre outros órgãos.

A Secretaria de Segurança Militante elaborou regras para os filiados se protegerem e procurarem ajuda, além de uma plataforma on-line onde as informações estarão disponíveis.

O PSOL tem um histórico de sofrer ataques, sendo o mais grave o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco, em 2018.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.