Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Bolsonaro comemora ascensão de petista na Bahia

Na avaliação dos conselheiros do presidente, ACM Neto pode ser aproximar se disputar segundo turno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem acompanhado com bons olhos a ascensão de um petista: o candidato ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

Seus conselheiros vislumbram a possibilidade de ter um palanque forte na Bahia, o maior colégio eleitoral do Nordeste, caso Jerônimo consiga empurrar a disputa para o segundo turno.

0
Presidente da República Jair Bolsonaro durante audiência com ACM Neto, então prefeito de Salvador e presidente do DEM, em 2019 (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Isso porque o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) caminhava até recentemente para eleger-se em primeiro turno, evitando comprometer-se com qualquer candidato à Presidência. Em sua propaganda, orgulhava-se de ter trabalhado e trazido benesses a Salvador com quatro presidentes da República.

Bolsonaristas esperam que em um confronto direto com o petista, ACM Neto acabe sendo jogando mais à direita e precise acenar ao presidente. Não passou despercebido no QG da reeleição a declaração do ex-prefeito sobre a polêmica envolvendo a cor da sua pele. "Só políticos de esquerda podem ser pardos?", questionou à colunista do Globo Malu Gaspar.

O ex-ministro João Roma (Republicanos), candidato oficial de Bolsonaro no estado, não decolou. No último Datafolha, marcou 8% das intenções de voto.

Neto enfrenta desgaste na campanha após se autodeclarar pardo em seu registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Em entrevista à TV Bahia, afirmou que critérios do IBGE é que estão errados por considerar pardo como negro.

Desde então, a distância entre Neto e Jerônimo caiu de 21 para 17 pontos percentuais, segundo o Datafolha.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.