Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Grupo condena assassinato de lulista e atribui a atos de Bolsonaro

Prerrogativas diz que crime em Confresa (MT) é resultado de clima instalado por presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O grupo jurídico Prerrogativas condenou em nota o assassinato de um eleitor de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por um militante bolsonarista em Confresa (MT).

Viaturas estacionadas em frente a Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Confresa, Mato Grosso - Divulgação

O crime, a golpes de facada e uma machadada, ocorreu após uma discussão política. Segundo o grupo, formado em sua maioria por apoiadores de Lula, o ocorrido "comprova a conexão bárbara entre o homicídio cometido por confessada motivação política e os estímulos à intolerância promovidos pelo presidente da República, Jair Bolsonaro".

A nota relembra episódio semelhante que ocorreu em julho em Foz do Iguaçu (PR), quando um lulista foi morto durante sua festa de aniversário por um defensor do presidente.

"É imperativo que as condutas de incentivo à intolerância e à violência sejam coibidas pelas autoridades competentes e o pleito eleitoral siga sob os ditames de legislação eleitoral e com pleno respeito à condução da Justiça Eleitoral brasileira", cobra o Prerrogativas.

O grupo também anunciou que pretende criar uma instância para monitorar casos semelhantes.

Segundo o Prerrogativas, o Observatório de Violência Política terá como finalidade "coletar informações de atos atentatórios ao exercício da democracia, da cidadania e de eleições verdadeiramente livres, exemplificando-se, mas não se limitando, às ameaças, agressões (físicas e verbais), homicídios, discursos de ódio, práticas abusivas, ações e omissões das autoridades competentes contra todo e qualquer cidadão brasileiro".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.