O interesse por imagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem subido desde o meio do ano passado, enquanto as buscas por retratos de Jair Bolsonaro (PL) estão em queda no mesmo período.
É o que mostra levantamento realizado pela ferramenta VisualGPS Insights, que analisa resultados de busca e download dentro dos bancos de imagens e vídeos Getty Images e iStock.
Segundo a pesquisa, entre agosto de 2021 e julho de 2022, no Brasil, as buscas pelo termo "Lula" aumentaram 1.011%, enquanto "Lula da Silva", 73%.
No mesmo período, o termo de busca "Bolsonaro" teve queda de 83%, e a procura por "Jair Bolsonaro" diminuiu em 88%.
De fevereiro a julho, as palavras "Lula" e "Jair Bolsonaro", formas mais comuns de se referir aos presidenciáveis nas plataformas, tiveram trajetórias distintas em termos de interesse do público das plataformas: o petista teve aumento de 1.566% nas buscas, enquanto o candidato do PL teve redução de 42%.
Nos últimos 12 meses, as imagens mais baixadas de Lula o mostram cercado de políticos e apoiadores, mostrando o polegar para cima, frequentemente sorrindo, diz o levantamento.
No caso de Bolsonaro, as imagens mais procuradas o exibem em momentos de concentração ou durante discursos em que exibe expressão emocionada.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.