Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ofensiva do PT por voto útil pode levar MDB a liberar filiados no 2º turno, dizem aliados de Tebet

Avaliação é de que também é improvável que o partido se alinhe a Jair Bolsonaro (PL), como pressionam ruralistas e emedebistas que apoiam o presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ofensiva da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo voto útil pode levar o MDB de Simone Tebet a liberar seus filiados no 2º turno, afirmam aliados da presidenciável.

Assim como tem feito com eleitores de Ciro Gomes (PDT), a equipe de Lula tenta conquistar votos da emedebista para encerrar a disputa presidencial no primeiro turno. A pressão tem provocado atrito com as campanhas dos adversários, que criticam a estratégia petista.

Candidata à Presidência Simone Tebet
Candidata à Presidência Simone Tebet (MDB) durante evento de campanha em Brasília - Divulgação/MDB

A aliados, Tebet afirma que a postura do PT pode inviabilizar o eventual apoio do MDB em um 2º turno. Isso porque, na avaliação da senadora, a nova bancada do partido deve ser composta por uma maioria que rivaliza com a legenda de Lula.

Apesar disso, é improvável que o MDB apoie Jair Bolsonaro (PL), principal adversário de Lula nas eleições e defendido por ruralistas e algumas alas emedebistas. O estilo do presidente e a apologia à Ditadura Militar são vistos como entraves pelo partido dirigido por Baleia Rossi (SP).

Nesse contexto, a solução, portanto, seria liberar os filiados para que apoiem o candidato com quem mais se identifiquem no 2º turno.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.