Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus jornalismo

Buscas sobre enquadramento de fake news como crime eleitoral disparam no Google

Pesquisas a respeito de integralismo, voto de cabresto e tirar voto da urna também cresceram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Levantamento do Google aponta que as buscas por "crime eleitoral" mais que dobraram em outubro em relação ao mês anterior no Brasil. Roraima, Distrito Federal, Sergipe, Alagoas e Mato Grosso foram os locais que mais buscaram por "crime eleitoral".

A pergunta que teve mais crescimento (700%) no período de 7 a 13 de outubro na comparação com a semana anterior foi "fake news é crime eleitoral?", seguida de "integralismo é crime?" (400%) e "voto de cabresto é crime" (250%) e "tirar voto da urna eletrônica é crime" (110%).

Na legislação brasileira, quando os alvos são pessoas de modo individualizado, o mais comum são ações envolvendo crimes contra a honra ou de danos morais ao tratar do fake news. Outro exemplo são posts de teor racista ou homofóbico.

No caso mais específico do direito eleitoral, além da própria legislação tratar sobre fake news, há ainda decisões recentes que entendem que elas podem configurar abuso de poder político e econômico, bem como uso indevido de meios de comunicação.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.