Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu jornalismo

Campanha de Lula derrubou 26 narrativas falsas no TSE e vê mudança no perfil de ataques

Auxiliares do ex-presidente avaliam que fake news agora são mais orgânicas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Desde o início da campanha eleitoral, a coligação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) derrubou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) 26 narrativas falsas contra o candidato à Presidência.

São mensagens ligando o petista à morte do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel e ao PCC, montagem com Suzane von Richtofen, condenada por matar os pais e áudios insinuando manipulação nas pesquisas eleitorais para favorecê-lo, entre outros.

Integrantes da campanha avaliam que, com relação a 2018, o PT conseguiu ser mais ágil para neutralizar os danos, embora tenham a percepção de que a equipe do presidente Jair Bolsonaro (PL) tenha evoluído das últimas eleições para cá.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em agenda no Rio de Janeiro. (Foto: CARL DE SOUZA / AFP) - AFP

Em 2018, a Folha revelou um esquema de disparo de mensagens em massa que ensejou uma ação no TSE com o pedido de cassação da chapa de Bolsonaro.

O tribunal atendeu ao pedido, mas emitiu alerta de que não toleraria a prática novamente.

O núcleo montado pela campanha petista para acompanhar a disseminação de fake news pelo adversário enxerga um padrão mais orgânico na difusão das mensagens.

Se antes era mais evidente a participação de robôs e perfis falsos, agora a mensagem é espalhada de forma mais natural, a partir de grupos de apoiadores organizados por aliados do presidente, acreditam.

Diante disso, as ações no TSE focaram em tentar derrubar as narrativas, tentando identificar os perfis que servem como disseminadores para os demais apoiadores.

Pelos gráficos levantados pela equipe, quando a mensagem é derrubada pela Justiça, a circulação nas redes sociais cai imediatamente. Assim, a notícia falsa acaba circulando mais na bolha dos bolsonaristas, havendo menos tempo para furá-la.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.