Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Hoje desprezado, programa de governo já foi trunfo de Lula no passado

Em 2002, petista lançou 12 documentos programáticos, para mostrar que estava preparado para chegar ao poder

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Criticado por não apresentar um programa de governo definitivo na atual eleição, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha atitude oposta em sua primeira campanha presidencial vitoriosa, em 2002.

Na época, Lula colocou a apresentação de seu plano como um eixo fundamental da campanha, a ponto de ter aberto o programa de TV mostrando especialistas reunidos em torno de mesas como se discutissem o documento. A ideia era passar a imagem de que ele estava pronto para assumir o poder.

O então candidato Luiz Inácio Lula da Silva recebe banho de pipocas jogadas por baianas em evento em Salvador - João Wainer/Folhapress

Para aumentar o impacto do programa, Lula inovou ao divulgá-lo em prestações, no formato de cadernos.

Foram 12 documentos no total, cobrindo áreas como geração de empregos, combate à corrupção, moradia, energia, cultura, segurança, meio ambiente, Forças Armadas e luta contra o racismo, entre outros.

Muitos deles ganharam eventos grandiosos e "temáticos". O caderno sobre racismo foi lançado em Salvador (BA), com direito a chuva de pipocas jogadas por baianas em Lula, enquanto o ambiental foi divulgado na vila histórica de Paranapiacaba (SP), no alto da Serra do Mar, e o sobre a corrupção foi objeto de um debate na sede da OAB.

Houve ainda o lançamento de documentos que acabariam extrapolando a própria campanha de 2002, como a Carta ao Povo Brasileiro, sobre austeridade fiscal e respeito a contratos, e o programa Fome Zero, que depois daria origem ao Bolsa Família.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.