Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Sugestão de adiar eleição inviabilizou acordo sobre rádios, avalia campanha de Bolsonaro

Ideia era pedir que emissoras apontadas suprimissem propaganda de Lula; Eduardo Bolsonaro foi um dos defensores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A cúpula da campanha de Jair Bolsonaro (PL) diz lamentar que apoiadores do presidente tenham pedido o adiamento das eleições deste domingo (30) por conta da denúncia de supostas fraudes de rádios na exibição da propaganda eleitoral.

A avaliação é de que a hipótese, classificada internamente como "sandice", prejudicou a costura de um acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que as rádios apontadas suprimissem as propagandas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até a data do pleito, para equilibrar.

A partir do momento em que o adiamento começou a ganhar força entre bolsonaristas, o presidente da corte, Alexandre de Moraes, precisou ir para o "all in (ir para o tudo ou nada)", analisam os auxiliares.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) chega a evento em São Paulo (Foto: Mathilde Missioneiro/Folhapress) - Folhapress

Bolsonaro denunciou ao TSE na segunda-feira (24) a suspensão da propaganda eleitoral de Lula em rádios de todo o país sob argumento de que emissoras estariam deixando de veicular as inserções da campanha à reeleição do chefe do Executivo.

O anúncio da entrega do relatório foi feito pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, em entrevista a jornalistas no Palácio da Alvorada. Ele disse que a campanha possuía um levantamento referente a duas semanas nestas regiões que somava 154.085 inserções a menos da propaganda de Jair Bolsonaro, na comparação com seu rival.

Nesta quarta-feira (26), Moraes rejeitou a ação, afirmou não haver provas da denúncia e ainda encaminhou o processo para o inquérito do STF (Supremo Tribunal Federal) das milícias digitais para analisar possível "cometimento de crime eleitoral com a finalidade de tumultuar o segundo turno do pleito em sua última semana".

Entre os defensores do adiamento das eleições está o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Em entrevista nesta quinta-feira (27) alegou não haver tempo hábil para equalizar a situação até o próximo domingo. O senador Lasier Martins (Podemos-RS) apontou essa como "a única solução".

Como o Painel mostrou, o núcleo da campanha vê o suposto desequilíbrio na exibição das inserções políticas como um dano irreparável, e compara à perda de uma perna. Mas, internamente, a discussão para adiar o pleito não prosperou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.