Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Em fim de governo, Bolsonaro nomeia titular da Defensoria da União para novo mandato

Defensor-geral, que teve a maior votação da categoria, precisa agora ser submetido ao Senado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Jair Bolsonaro (PL) indicou nesta sexta-feira (11), a menos de dois meses do fim de seu mandato, Daniel Macedo para mais um mandato de dois anos como titular da Defensoria Pública da União. A mensagem presidencial foi publicada no Diário Oficial da União.

Bolsonaro escolheu o mais votado na lista tríplice da DPU (Defensoria Pública da União). Macedo, atual defensor público-geral federal, teve 507 votos, o equivalente a 75% do total, a maior margem da história da categoria.

Sede da Defensoria Pública da União, em Brasília ( Foto: Divulgação )

Agora, o defensor precisa ser sabatinado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado e depois aprovado em votação no plenário.

Nesta semana, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e o STF (Supremo Tribunal Federal) seguraram a votação da listra tríplice do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região).

Com a decisão, a escolha dos novos magistrados da corte deverá ficar para o próximo ano, com a nomeação a cargo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A irritação de juízes do TRF-1 decorre da leitura de que a determinação teve "influência política indevida" de articuladores de Lula, especialmente Flávio Dino (PSB), cotado para ser ministro da Justiça.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.