Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Governo Zema diz esperar que Lula honre privatização do metrô de BH

Estatal foi vendida em leilão, mas assinatura do contrato ficará para o futuro presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), diz esperar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assine o contrato de privatização da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), responsável pela gestão e ampliação do metrô de Belo Horizonte.

A estatal foi vendida em leilão no dia 22 de dezembro, mas a assinatura do contrato ficará para o governo Lula, que se colocou contrariamente à privatização.

"Sempre há dúvida com relação ao PT, mas a experiência do governo anterior de Lula é que cumpria contratos", diz o vice-governador eleito, Mateus Simões (Novo).

Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, durante evento da campanha de Jair Bolsonaro (PL) em SP
Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, durante evento da campanha de Jair Bolsonaro (PL) em SP - Zanone Fraissat-20.out.2022/Folhapress

O governo de Minas também conta com a sinalização já dada pelo futuro vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), de que respeitará a venda. "Nós estamos fazendo agora o que o estado de São Paulo fez há 20 anos, quando o governador era justamente Geraldo Alckmin", declara Simões.

Embora tenha feito oposição ao PT na campanha, Zema promete ter uma relação respeitosa com o governo federal. O estado tem diversas pendências com a União, como a adesão ao regime de recuperação fiscal, o acordo judicial sobre a tragédia de Mariana e questões relacionadas à concessão de rodovias federais que cortam o estado.

Zema deve comparecer à reunião que Lula promete fazer com os governadores nos primeiros meses de sua gestão.

O governo mineiro também diz que apoia a indicação do senador Alexandre Silveira (PSD-MG) para o ministério de Minas e Energia Lula, apesar de estarem em campos políticos opostos. "É um nome muito capaz e experiente", diz Simões.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.