Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Lista para procurador-geral de Justiça do Rio terá candidata sem compromisso com mais votado

Promotora Somaine Lisboa é apoiada por bolsonaristas dentro do MP-RJ; Cláudio Castro mantém boa relação com promotor Luciano Matos, que tenta a recondução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro terá uma candidata que não vai apoiar a nomeação do mais votado dentro o Ministério Público fluminense, tradição no órgão.

A promotora Somaine Lisboa, apoiada por grupos bolsonaristas da Promotoria, não se comprometeu em defender o vencedor do pleito, a ser realizado nesta segunda-feira (12), junto ao governador Cláudio Castro (PL). Ela afirma apenas que não fará negociação política pelo cargo.

0
Posse do promotor de Justiça Luciano Mattos como procurador-geral de Justiça para o biênio 2021/23. - Divulgação / MP-RJ

O procurador-geral licenciado Luciano Matos tenta a recondução. Ele manteve bom relacionamento com o governador ao longo dos dois anos no cargo. Também concorre ao posto a procuradora Leila Costa.

Como há apenas três candidatos, a lista tríplice a ser enviada para o governador será composta por esses postulantes. De acordo com a Constituição estadual, Castro deve escolher entre os três.

O governador também não se compromete em nomear o mais votado. Interlocutores afirmam que, se o escolhido decidir não assumir, ele devolverá a lista tríplice ao órgão para nova formação.

Caberá ao futuro procurador-geral tentar reabrir a investigação contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no caso das "rachadinhas".

O senador, que na última eleição tentou emplacar um candidato, se mantém até o momento afastado da disputa e da nomeação para o cargo. Castro vem gradualmente se afastando da família Bolsonaro na montagem do governo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.