Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PSB vê PT concentrar maiores pastas e diz que Lula deveria contemplar a frente ampla

Pessebistas argumentam que o PT deveria levar em conta critérios para além do tamanho das bancadas na distribuição do restante dos ministérios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Brasília

Lideranças do PSB interpretaram a escolha dos petistas Fernando Haddad (SP) e Rui Costa (BA) para a Fazenda e a Casa Civil, respectivamente, como sinalização de que o núcleo duro do futuro governo será do PT, com as siglas da chamada frente ampla na órbita, em pastas não tão influentes.

Os pessebistas argumentam, no entanto, que o PT deveria levar em conta critérios para além do tamanho das bancadas na distribuição do restante dos ministérios.

Eles afirmam que entregar uma pasta grande para o PSB, que terá 14 deputados, poderia ajudar o partido e a esquerda a ganharem força no médio prazo.

Dar os espaços para legendas mais potentes, mas que não são de esquerda, como PSD e União Brasil, pode se voltar contra o próprio PT em uma situação crítica em que possam precisar de apoio, afirmam.

O partido quer que o Ministério das Cidades fique com Márcio França. Para além da aposta no fortalecimento da esquerda, o PSB argumenta que França deve receber reconhecimento por seu gesto de abrir mão da candidatura ao Governo de São Paulo para apoiar Fernando Haddad contra Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é cobrado a entregar pasta grande ao PSB - Adriano Machado/Reuters

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.