Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PDT será base de Lula, mas segue dividido no Ceará

Parte da legenda quer fazer oposição ao governador Elmano de Freitas (PT)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

A maioria da bancada do PDT está afinada e deve compor a base do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir da posse dos novos deputados, em fevereiro.

Depois da indicação de Carlos Lupi para o Ministério da Previdência, o partido negocia indicações para o segundo escalão e pleiteia cargos federais que tenham maior capilaridade.

Elmano de Freitas (PT), governador do Ceará, enfrenta dissidências no PDT do Ceará - Mathilde Missioneiro/Folhapress

O principal nó a ser desatado está no Ceará, base eleitoral do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), onde o partido caminha para retomar a aliança com o PT do governador Elmano de Freitas.

O acordo encontra obstáculos na ala do partido liderada pelo ex-prefeito Roberto Cláudio, candidato ao governo derrotado em 2022. Ele defende que o partido faça oposição ao novo governador.

Elmano nomeou dois deputados estaduais e um federal do PDT para o seu secretariado. Presidente estadual do PDT, o deputado federal André Figueiredo informou que o partido deve se decidir sobre o governo Elmano apenas em fevereiro, após a posse dos novos deputados.

Para o deputado federal Mauro Filho, um dos nomes mais próximos aos irmãos Cid e Ciro Gomes, a aliança está selada: "A bancada está afinada, teremos três secretários".

PT e PDT romperam uma aliança de 16 anos no Ceará em julho do ano passado, quando os pedetistas preteriram a governadora Izolda Cela e escolheram o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio como candidato a governador.

A decisão causou insatisfações no PT, liderado pelo então governador Camilo Santana (PT). Na ocasião, o partido rompeu a aliança e lançou Elmano de Freitas ao governo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.