Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Senador defende processo no Conselho de Ética contra Do Val

Para Otto Alencar, é preciso que falas do parlamentar tenham consequência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O senador Otto Alencar (PSD-BA) defendeu nesta quinta-feira (2) que seja aberto um processo no Conselho de Ética contra Marcos do Val (Podemos-ES) para apurar sua participação em suposta tentativa de golpe com conhecimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A revista Veja publicou que Do Val teria participado de uma reunião no Palácio da Alvorada com Bolsonaro e com o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), na qual ambos teriam-no convidado para participar de um plano golpista. A ideia era gravar escondido o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes com o objetivo arrancar alguma declaração que abrisse caminho para anular as eleições de 2022.

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) fala com a imprensa sobre a denúncia feita por ele de uma tentativa de golpe envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) - Folhapress

"É preciso que dê em alguma coisa. Eu defendo que se abra imediatamente um procedimento no Conselho de Ética. Ele precisa se explicar", sustenta Alencar.

O senador diz ainda que Do Val já se envolveu em outros episódios desabonadores com outros parlamentares e que "não deve estar bem". Alencar conta que, durante a CPI da Covid, o capixaba gravou escondido um ligação de ambos na qual ele falava sobre cloroquina. Depois, editou o áudio para parecer que o colega defendia o uso do tratamento sem comprovação científica.

"Eu liguei para ele depois e disse: 'não sei porque você fez isso, mas eu perdoo'", relata.

O Conselho de Ética permaneceu praticamente parado durante o primeiro biênio de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no comando do Senado, assim como outras comissões que foram paralisadas em função da pandemia. Durante sua campanha para a reeleição, Pacheco afirmou que ele voltaria a funcionar normalmente, como as demais.

Elas ainda serão instaladas e seus titulares escolhidos. Pelos acordos costurados até o momento, o Conselho de Ética deve ser presidido por Jayme Campos (União-MT). Otto Alencar deve ser um dos integrantes dentro da tentativa de Pacheco de que sejam indicados parlamentares mais velhos e experientes. Também devem fazer parte Davi Alcolumbre (União-AP) e Omar Aziz (PSD-AM).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.