Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Planalto impõe ex-Aneel em secretaria de Alexandre Silveira

Ministro de Minas e Energia vinha brigando por Bruno Eustáquio, mas terá Efrain Cruz como auxiliar direto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira (PSD-MG), perdeu a queda de braço e terá seu secretário-executivo indicado pelo Planalto. O titular será Efrain Pereira da Cruz, ex-diretor da Aneel.

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), terá seu secretário-executivo escolhido pelo Planalto (Foto: REUTERS/Adriano Machado) - REUTERS

Silveira vinha brigando pela nomeação de Bruno Eustáquio, servidor com mais de uma década de experiência na área de infraestrutura, incluindo energia, óleo e gás.

Houve resistência, no entanto, por ele ter se projetado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Eustáquio foi secretário-adjunto do MME e secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura na gestão passada.

Cruz é apontado como ligado aos senadores Davi Alcolumbre (União-AP) e Marcos Rogério (PL-RO), hoje em licença. Em 2022, relatou polêmico processo sobre térmica emergencial da Âmbar, empresa dos mesmos donos da JBS, que acabou sendo questionado pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

Os movimentos de Silveira na busca de cargos para ex-membros do governo bolsonarista causam estranhamento e descontentamento entre integrantes e aliados do governo Lula.

Outro ponto de atrito foram as indicações para o Conselho da Petrobras. A lista de Silveira vem sendo criticada publicamente por sindicatos de empregados da companhia, que fizeram campanha para Lula e chegaram a indicar um nome para o grupo de transição.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.