Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Planalto avalia que briga por medidas provisórias não respingará no governo

Integrantes da gestão federal veem sinalizações colaborativas do presidente da Câmara

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Palácio do Planalto avalia que o impasse sobre a tramitação das MPs é uma briga por espaço entre os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que não envolve o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), participam da cerimônia de diplomação. (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino) - REUTERS

Integrantes da gestão federal viram sinalizações na entrevista dada por Lira ao jornal Valor Econômico nesta quarta-feira (22). O presidente da Câmara destacou que o arcabouço fiscal, principal pauta do governo, pode ser aprovada em 15 dias, por exemplo.

O impasse, portanto, seria uma queda de braço entre os presidentes das duas Casas para estabelecer os espaços que cada um ocupará nesta gestão.

Interlocutores de Lira reforçam que a postura desde o início do ano tem sido colaborativa. Ele segurou pautas polêmicas, enquanto a articulação do Planalto consolida sua base e tem dado prioridade à reforma tributária.

O rito de tramitação das MPs gerou um embate entre os dois e tem travado os trabalhos no Congresso Nacional.

Pacheco defende a retomada do modelo anterior à pandemia, pelo qual as medidas eram avaliadas inicialmente por uma comissão mista, para depois ser apreciada por deputados e, na sequência, senadores.

Já Lira defende que a mudança estabelecida em função do coronavírus, que leva o debate direto para o plenário, deu agilidade ao processo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.