Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu América Latina

PSOL pede que Brasil acolha opositores expulsos pela Nicarágua

Postura do partido sobre ditadura destoa da do PT, que costuma silenciar sobre abusos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O PSOL aprovou uma moção em que pede ao governo brasileiro que acolha opositores nicaraguenses expulsos no mês passado do país pelo regime do ditador Daniel Ortega. Os dissidentes estavam presos e tiveram sua cidadania retirada pelo governo do país centro-americano.

O ex-candidato a presidente da Nicarágua Felix Maradiaga, um dos opositores expulsos, é abraçado por apoiador nos EUA - Kevin Lamarque/Reuters

"O PSOL repudia a retirada de direitos civis que levou ao exílio nicaraguenses da oposição, valoriza a posição dos governos da Argentina, Chile, Colômbia e México por declararem abrigo em seus países e espera que o Brasil também receba e acolha quem perdeu a sua nacionalidade nicaraguense por perseguição política", diz a nota, aprovada pela Executiva Nacional do PSOL na última terça-feira (28).

A postura psolista quanto à ditadura nicaraguense é um dos raros pontos em que manifesta divergência clara com o PT na área internacional. Os petistas têm ligação histórica com o regime de Ortega e oscilam entre o apoio à Nicarágua e o silêncio quanto às violações de direitos humanos do país.

"Nós não queremos ser fiscais de ditadura, nem dar certificado de democracia. Quem faz isso são os EUA. Nossa questão é a defesa dos direitos humanos. Todo mundo deveria ser solidário a isso", diz o presidente do PSOL, Juliano Medeiros.

Ele não quis comentar a posição do PT sobre o tema. O PSOL se espelha na posição adotada pelos governos de esquerda do Chile e da Colômbia, que têm feito críticas cada vez mais severas ao autoritarismo do regime nicaraguense.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.