Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PT cita Marisa como contraponto a Michelle no caso das joias

Ex-primeira-dama, morta em 2017, é elogiada por ter devolvido objetos recebidos da família real dos Emirados Árabes; bolsonaristas requentam acusações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Seis anos após sua morte, a ex-primeira-dama Marisa Letícia se tornou novamente objeto de uma disputa entre apoiadores e opositores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A ex-primeira-dama Marisa Letícia, morta em 2017 - Nelson Almeida/AFP

Desta vez, o estopim foram as suspeitas de que o ex-presidente Jair Bolsonaro e sua mulher, Michelle, tentaram contrabandear joias doadas pelo governo da Arábia Saudita no final de 2021.

A atitude contrasta com a de Marisa, que abriu mão de joias que recebeu de presente da realeza dos Emirados Árabes Unidos em dezembro de 2003, conforme noticiou a Folha na ocasião.

Uma reprodução da reportagem passou a ser compartilhada em redes sociais no final da semana passada.

"Dona Marisa também foi presenteada com joias, mas o desfecho foi muito diferente da Michelle. Ninguém tentou esconder e elas foram doadas ao programa Fome Zero. O nível é outro…", escreveu a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, no sábado (4).

Políticos, celebridades e influenciadores simpáticos ao governo Lula seguiram na mesma linha. Alguns aproveitaram para voltar a atribuir a morte de Marisa, vítima de AVC, ao estresse causado por uma suposta perseguição da Lava Jato.

Em reação, bolsonaristas passaram a requentar acusações de corrupção contra a mulher de Lula, nunca comprovadas.

Parlamentares e influenciadores de direita têm passado ao largo destas críticas, no entanto, deixando esse tipo de embate para tuiteiros com menor número de seguidores.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.