Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Twitter

Estudo de janeiro mostra Haddad popular no Twitter e Cida, das Mulheres, 'isolada'

Levantamento da FSB diz que ministro da Fazenda é campeão de seguidores, com titular das mulheres na lanterna

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, lidera o ranking de seguidores no Twitter no primeiro escalão do governo federal, segundo análise feita pela agência de comunicação FSB com base em dados de janeiro.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, durante sua cerimônia de posse, em janeiro - Eduardo Anizelli/Folhapress

O estudo o retrata com 2,8 milhões de seguidores, à frente de Marina Silva, do Meio Ambiente, (2,21 milhões), do vice-presidente Geraldo Alckmin (1,41 milhão), e de Simone Tebet, do Planejamento (1,02 milhão).

Na rabeira do ranking de janeiro está Cida Gonçalves, ministra das Mulheres. No começo do governo ela tinha meros 155 seguidores, embora o número tenha aumentado um pouco, para ainda parcos 1.500.

Além disso, o ministro das Cidades, Jader Filho, não consta do levantamento, porque entrou no Twitter apenas em março. Ele tem 72 seguidores. Já José Múcio (Defesa) e Mauro Vieira (Relações Exteriores) não estão na rede.

Cida também é a ministra mais "isolada" do governo, ao menos no Twitter.

Segundo o levantamento, ela era a única integrante do primeiro escalão que não era seguida por nenhum colega em janeiro. Neste quesito, de novo a liderança pertence a Haddad, que é seguido por 24 ministros, três a mais do que o segundo colocado, Flávio Dino, da Justiça.

A assessoria da ministra afirma que a comparação com outros ministros é injustificada, porque Haddad, Marina, Simone e Alckmin tiveram exposição muito maior no passado pelo fato de já terem sido candidatos a presidente e exercido cargos Executivos.

A pasta diz ainda que Gonçalves tem investido em outras ferramentas de comunicação, como o Instagram, onde tem atualmente 18,5 mil seguidores.

A plataforma, ainda segundo a assessoria, é vista como mais apropriada para impactar a população com relação às políticas públicas levadas adiante pelo ministério.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.