Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Fachin herdará provisoriamente relatoria da Vaza Jato no STF

Ministro ficará responsável por casos até que seja definido substituto de Lewandowski

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, designou o ministro Edson Fachin como relator da Vaza Jato após a aposentadoria de Ricardo Lewandowski, que era o responsável por essa pauta na Segunda Turma do tribunal.

O ministro Edson Fachin, do STF, durante sessão plenária da corte - Carlos Moura/SCO/STF

A indicação é provisória, até que o substituto de Lewandowski seja empossado na corte. Em tese, o novo ministro herda os processos do que sai, mas isso dificilmente ocorrerá caso o escolhido seja o advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Cristiano Zanin.

Como Zanin foi parte atuante nos processos referentes à Vaza Jato, ele deverá ser declarado impedido, e por isso o caso será redistribuído por sorteio.

A escolha do novo relator foi determinada por Rosa em resposta a uma consulta feita pelo próprio Fachin. O critério foi o de que, pelo regimento STF, o posto caberia ao ministro mais recente na Segunda Turma após Lewandowski.

Há no momento cerca de 20 pedidos de alvos da Lava Jato para que seja estendida a eles a decisão de anular acusações contra Lula que tiveram como base delações da Odebrecht. Entre eles estão, por exemplo, o ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral e o advogado Rodrigo Tacla Duran.

Crítico da Lava Jato, Lewandowski vinha concedendo essas extensões, mas Fachin, que foi o relator da operação no STF e é mais simpático a ela, poderá ter atitude diferente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.