Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu PL das Fake News

Fragilizado, ministro das Comunicações fica fora do debate sobre PL das Fake News

Acusado de uso indevido de diárias e irregularidade em emenda, Juscelino Filho tem se dedicado a receber políticos de seu estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ministro das Comunicações de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Juscelino Filho não tem participado dos debates a respeito do chamado PL das Fake News, que envolve a relação com grandes empresas da área, as big techs.

Desde 20 de abril, após retorno de viagem à China, o ministro recebeu em seu gabinete visitas de deputados federais, prefeitos e vereadores, a maior parte de seu partido (União Brasil) ou de seu estado (Maranhão). Também participou de inaugurações e eventos, mas não se engajou no tema do projeto de lei.

Nesta terça-feira (2), por exemplo, enquanto o destino da matéria era articulado na Câmara, ele estava em reunião com o prefeito de São Raimundo das Mangabeiras, Accioly Cardoso (PSD-MA), segundo publicação em suas redes sociais, nas quais não se posicionou sobre o assunto.

Lula com o então indicado a ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em dezembro de 2022
Lula com o então indicado a ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em dezembro de 2022 - Pedro Ladeira--29.dez.22/Folhapress

Juscelino Filho está fragilizado no cargo devido a uma série de denúncias contra ele desde o início do governo, como acusações de irregularidades envolvendo diárias recebidas para um evento sobre cavalos e o asfaltamento de uma estrada, com recursos de emenda, perto de sua fazenda no Maranhão.

Em nota, o ministério diz que tem acompanhado as discussões sobre o PL 2630/2020, "respeitando sempre a independência entre os três Poderes". Afirma também que, na estrutura do governo federal, a temática está sendo discutida pela Secretaria de Comunicação, comandada por Paulo Pimenta, e que a participação do ministério de Juscelino tem ocorrido por meio da Anatel, " que, quando provocada, tem se posicionado perante os congressistas de forma bastante clara e propositiva".

A pasta também afirma que reconhece a necessidade de intensificar o diálogo entre os agentes afetados e a urgência de criar mecanismos de proteção da sociedade brasileira acerca dos danos da propagação de fake news.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.