Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Lula foi um dos seis chefes de Estado convidados para bilateral com premiê britânico

Convite de Sunak foi determinante para a ida; presidente seria representado por Mauro Vieira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A reunião bilateral entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, foi determinante para a ida do presidente à coroação do rei Charles 3º.

O brasileiro foi um dos seis chefes de Estado convidados para um encontro desse tipo com o premier. A previsão inicial era de que o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, representasse o presidente na cerimônia.

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, recebe o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Downing Street, sede do governo em Londres (Foto: Daniel LEAL / POOL / AFP) - AFP

Além de Lula, Sunak recebeu o presidente de Ruanda, Paul Kagame, o emir do Catar, Tamim bin Hammad, e os primeiros-ministros da Nova Zelândia, Chris Hipikins, da Austrália, Anthony Albanese, e a de Bangladesh, Sheikh Hasina, os três últimos integrantes da Commonwealth, a comunidade de nações que reúne, majoritariamente, países que formaram o império britânico no passado.

Lula se reuniu por cerca de 50 minutos com Sunak em Downing Street, sede do governo britânico, em Londres, nesta sexta (5). O primeiro-ministro comprometeu-se em contribuir com o Fundo Amazônia, um mecanismo de recompensa por preservação ambiental.

Além da agenda ambiental, o premiê falou em aumentar o comércio entre os dois países e em recolocar o Brasil no debate internacional.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.