Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Após um ano, Câmara de SP define data para julgamento de vereador acusado de racismo

Ele pode até perder o mandato por ter utilizado fala racista durante sessão em 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo marcou para 24 de agosto, às 14h, a reunião para discutir e votar o relatório final do processo contra Camilo Cristófaro (Avante).

O vereador foi denunciado à Corregedoria após ter utilizado uma expressão racista ("não lavaram a calçada, é coisa de preto") durante uma sessão de CPI em maio de 2022.

Vereador Camilo Cristófaro responde a processo por fala racista no Legislativo paulistano
Vereador Camilo Cristófaro responde a processo por fala racista no Legislativo paulistano - Karime Xavier - 5.out.2016/Folhapress

O processo foi interrompido por uma liminar que Cristófaro obteve na Justiça entre junho e setembro, mas seguiu parado mesmo após a derrubada da decisão provisória da Justiça.

Em maio de 2023, o vereador Rubinho Nunes (União Brasil), corregedor-geral da Câmara, colocou o colega Marlon Luz (MDB) como relator do processo na Corregedoria, com objetivo de agilizar seu andamento.

"É importante trazermos uma resposta rápida e que, ao mesmo tempo, garanta o devido processo legal e ampla defesa", diz Nunes

"Com a realização da oitiva de testemunhas, a instrução probatória foi encerrada. A sessão de julgamento foi agendada na primeira data possível e acredito que no mesmo dia tenhamos uma decisão", completa.

Luz apresentará seu relatório em 24 de agosto, quando será votado pelos membros da Corregedoria. Em caso de condenação, que pode chegar à cassação do mandato, o caso também terá de ser votado em plenário pelos 55 vereadores.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.