Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Cracolândia drogas

Tarcísio estuda oferecer acupuntura e outras terapias alternativas para tratar viciados em crack

Ideia é complementar abordagem tradicional com práticas integrativas, como reiki

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) estuda implementar massagem, acupuntura e outras práticas alternativas para tratar dependentes químicos.

Elas estariam disponíveis no chamado Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas, centro de triagem na região central de São Paulo inaugurado em abril para substituir o antigo Cratod (Centro de Referência de Atendimento a Tabaco, Álcool e Outras Drogas).

Membros do governo estadual que participam da elaboração de estratégias para a cracolândia afirmam que a sugestão foi apresentada por associações que trabalham na área e que pode ser implementada nos próximos meses.

Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante evento na Pinacoteca, em São Paulo
Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante evento na Pinacoteca, em São Paulo - Mathilde Missioneiro-3.mar.2023/Folhapress

A ideia é a de complementar a abordagem médica tradicional que tem sido oferecida, com tratamento em hospitais, com essas terapias alternativas.

O SUS (Sistema Único de Saúde) tem, desde 2006, uma Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que abrange fitoterapia, ioga, reiki, acupuntura, ayurveda, biodança, meditação, homeopatia, quiropraxia, arteterapia, entre outras.

De abril a junho, o hub realizou o atendimento de 3.454 pessoas, 1.862 delas em situação de rua. Desse total, 1.481 foram encaminhados para tratamento em hospitais especializados ou comunidades terapêuticas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.