Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Lula indica para estatal aliado a quem dirigiu piada homofóbica

Em 2000, hoje presidente disse ao então prefeito de Pelotas, Fernando Marroni, que a cidade era 'polo exportador de veado'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ex-prefeito de Pelotas (RS) Fernando Marroni tomou posse na segunda-feira (26) como presidente da Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre), estatal ligada ao governo federal.

Luiz Inácio Lula da Silva conversa com o então prefeito eleito de Pelotas (RS), Fernando Marroni, durante Conferência Nacional de Prefeitos e Vice-prefeitos do PT, em Brasília (Foto: Sérgio Lima/Folhapress. Digital) - Sérgio Lima/Folhapress

Marroni foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e teve seu nome confirmado pelo conselho da empresa.

Em 2000, quando era prefeito, ele acabou sendo envolvido em uma polêmica, após vazar um vídeo em que Lula fazia uma piada homofóbica sobre a cidade.

"Pelotas é cidade polo, né? Exportadora de veado", disse o atual presidente a Marroni, sem saber que estava sendo gravado. A declaração foi explorada na campanha municipal daquele ano por adversários do PT, como o ex-prefeito Paulo Maluf, que disputava a eleição na capita paulista contra Marta Suplicy.

A Trensurb chegou a entrar no plano de privatização do ex-ministro da Economia Paulo Guedes. A meta, frustrada, era vender o controle da empresa até 2021.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.