Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Vice-líder de Tarcísio faz projeto para proibir governo de financiar eventos LGBT+

Governador tem sido criticado por parcela dos apoiadores por auxílio à Parada do Orgulho LGBT+

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vice-líder do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil) apresentou um projeto de lei com a proposta de proibir o uso de verba pública para eventos LGBTQIA+.

Em maio, o governador anunciou que destinaria R$ 750 mil para financiar paradas ou outras ações de afirmação para o público LGBTQIA+ no estado. No domingo (11) foi realizada a 27º Parada do Orgulho LGBT+, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Drag queen Tchaka na abertura do desfile da parada LGBT+ na avenida Paulista
Drag queen Tchaka na abertura do desfile da parada LGBT+ na avenida Paulista - Eduardo Knapp-11.jun.2023/Folhapress

"Essas paradas são importantes pois despertam a consciência para que a gente tenha uma sociedade cada vez mais tolerante", disse o governador em maio. O financiamento de eventos do tipo por parte do governo de São Paulo tem gerado críticas de parte do eleitorado de direita a Tarcísio.

O projeto de lei de Zacarias diz que é vedada "a destinação de qualquer tipo de verba pública, seja diretamente ou por meio de incentivos, pela administração direta ou indireta, a qualquer tipo de reunião pública que tenha por objetivo: I - defender qualquer tipo de comportamento sexual; II - reivindicar qualquer tipo de direito relacionado ao comportamento sexual das pessoas; III - celebrar qualquer política pública de qualquer comportamento sexual".

O parlamentar afirma ao Painel que a Parada do Orgulho LGBT+ e eventos similares não precisam de dinheiro público, pois movimentam milhões e atraem o interesse de investidores privados.

Segundo Zacarias, o projeto não é homofóbico e tem como objetivo evitar que futuros governadores tenham a "tentação ideológica" de investir milhões nos eventos descritos.

Deputado estadual Guto Zacarias (União) nas dependências da Assembleia Legislativa de SP
Deputado estadual Guto Zacarias (União) nas dependências da Assembleia Legislativa de SP - Rubens Cavallari-3.mar.2023/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.