Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Bolsonaristas viajam a NY para denunciar 'abusos' do 8/1 a embaixador brasileiro na ONU

Parlamentares prometeram fazer denúncia às Nações Unidas, mas órgão que cuida do tema fica em Genebra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Parlamentares alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e críticos à atuação do STF (Supremo Tribunal Federal) entregaram nesta sexta-feira (21) ao representante do Brasil na ONU, em Nova York, uma denúncia contra o que chamam de "gravíssimas violações dos direitos humanos" dos cerca de 1.500 presos pelos atos golpistas de 8 de janeiro.

A comitiva foi integrada pelos senadores Carlos Portinho (PL-RJ), Magno Malta (PL-ES), Eduardo Girão (Novo-CE) e o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS). Destes, apenas o deputado do Novo não é totalmente ligado ao ex-presidente.

Senador Carlos Portinho (PL-RJ) foi a Nova York entregar denúncia sobre abusos contra presos no 8/1
Senador Carlos Portinho (PL-RJ) foi a Nova York entregar denúncia sobre abusos contra presos no 8/1 - Jefferson Rudy/Agência Senado

Embora tenham prometido denunciar "na ONU" as supostas violações, os parlamentares falaram apenas com um representante do governo brasileiro. Eles se reuniram com Sérgio Danese, representante do Brasil na entidade, para dar ciência da denúncia, afirmou o senador Carlos Portinho, que disse ainda que a viagem foi bancada com recursos próprios.

"Temos pessoas presas além do prazo de prisão preventiva, advogados sem acesso a inquérito e a processos, uma limitação do direito de defesa, além da situação de pessoas, como foi constatada em visitas de senadores, presas com comorbidades, com câncer, autistas, diversas violações", disse.

O documento entregue a Danese foi assinado por mais de 10 senadores e quase 90 deputados, complementou. A iniciativa faz parte de uma ofensiva de opositores do atual governo contra o Judiciário.

O órgão que cuida da área de direitos humanos na ONU fica em Genebra, na Suíça, e não em Nova York. Van Hattem afirmou que uma tradução ao inglês será protocolada na semana que vem na cidade suíça.

"Além disso, estamos tratando de outros caminhos para denunciar os abusos que estão acontecendo no Brasil em foros internacionais. Inclusive a comissão interamericana de direitos humanos da OEA [Organização dos Estados Americanos] já recebeu várias denúncias e nós faremos uma em breve de deputados e senadores", ressaltou.

A denúncia fala em "gravíssimas violações dos direitos humanos de cerca de 1.500 cidadãos brasileiros perseguidos, presos e submetidos a tratamentos desumanos, ilegais, inconstitucionais e incompatíveis com os preceitos estabelecidos em tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, dentre os quais o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.