Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Bancada da segurança pressiona Tarcísio a retomar gratuidade para policiais em ônibus

Deputados se reuniram com governador e dizem que ele prometeu retomar benefício, que vigorou na pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A bancada de deputados de São Paulo ligados às forças de segurança pública tem manifestado preocupação com o fim da gratuidade para policiais nos ônibus intermunicipais e cobrado uma solução por parte do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Em comunicado de 27 de julho, a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) informou que o decreto 64.884/2020 previa a gratuidade do transporte intermunicipal aos policiais civis, militares e do Corpo de Bombeiros enquanto perdurasse o período da pandemia de Covid-19.

Governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) durante jantar do grupo Esfera
Governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) durante jantar do grupo Esfera - Rubens Cavallari-5.jun.2023/Folhapress

Com o encerramento da emergência sanitária definido pela Organização Mundial de Saúde, a agência então publicou orientação para as empresas quanto à desobrigação da gratuidade.

Deputados da bancada de segurança passaram a se mobilizar para pedir ao governador que encontrasse uma solução para a manutenção do benefício. Nesta segunda-feira (28), ele recebeu os deputados estaduais Major Mecca (PL) e Capitão Telhada (PP).

Ambos afirmam ao Painel que Tarcísio se comprometeu a devolver a gratuidade. Procurada, a assessoria do governador não se manifestou.

Mecca e Telhada afirmam que a cobrança de passagens torna inviável o trabalho de um policial que tem que viajar entre municípios diariamente e ganha menos de R$ 5.000.

Eles dizem que a resposta rápida de Tarcísio impedirá que o problema se transforme em uma crise com a bancada da segurança pública da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Em maio, a relação entre os deputados e o governador sofreu abalo durante a discussão de projeto de reajuste salarial a policiais de São Paulo. Desde então, as partes chegaram a um acordo em relação às medidas a serem implementadas e o texto foi sancionado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.