Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Datafolha

Datafolha mostra Kim mais perto que o esperado de atingir meta estipulada pelo União Brasil

Deputado aparece com 8% em pesquisa, e caciques do partido em SP falam em atingir 15%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (31), o deputado federal Kim Kataguiri (SP) mostrou-se mais próximo que o esperado a essa altura da disputa da meta estabelecida por caciques do União Brasil para encampar sua candidatura.

Lideranças do partido em São Paulo dizem que a candidatura de Kataguiri deve ter ao menos 15% nas pesquisas até as convenções partidárias (de 20 de julho a 5 de agosto de 2024) para que seja viável.

A alternativa seria apoiar o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que marca 24%, atrás de Guilherme Boulos (PSOL), com 32%. Kataguiri aparece com 8%, atrás de Tabata Amaral (PSB), com 11%.

Deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) durante entrevista em seu gabinete
Deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) durante entrevista em seu gabinete - Gabriela Biló-29.mar.2023/Folhapress

"Estou pontuando mais do que esperava, ainda nem comecei a propaganda de pré-campanha, estou na fase de formatação do plano de governo. Considerando isso, a pesquisa traz otimismo", afirma o deputado ao Painel.

Ele cita viagens que fará em breve a Israel e Singapura, assim como uma que fez aos Estados Unidos, como fontes para a elaboração de seu programa de governo em temas como segurança pública e relações comerciais.

Em relação aos concorrentes, Kataguiri avalia que Boulos larga bem por já ter disputado eleição majoritária, mas tem baixo potencial de crescimento; que Nunes pontual mal e tem índice de conhecimento baixo (79%) para quem atualmente ocupa o cargo; e Tabata aparece à sua frente por ser mais conhecida, mas está em partido pequeno e tende a tirar votos do psolista.

Na pesquisa espontânea, na qual o eleitor é instado a citar um nome de sua preferência sem ter a lista dos eventuais postulantes, Boulos tem 8%, Nunes, 4%, e Kim, 1%. O "candidato do PT", que não deverá existir, tem 2%, e "o prefeito", sem ter o nome especificado, outros 2%. Dizem não ter candidato 72%, e 7% indicam querer anular ou votar em branco.

O Datafolha ouviu 1.092 eleitores na capital paulista na terça (29) e na quarta (30). A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou menos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.