Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Governo Tarcísio diz ser impossível contar quantas vezes Eduardo Bolsonaro esteve no Palácio

Presença constante do filho do ex-presidente na sede do governo tem atraído atenção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) afirma ser impossível contar o número de vezes que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) esteve em 2023 no Palácio dos Bandeirantes, sede da administração estadual.

Desde o começo do ano, o parlamentar esteve no Palácio em diversas ocasiões. Devido à sua presença constante, seu livre trânsito nos espaços internos e à sua influência na gestão, para a qual fez indicações de quadros (entre eles a sua ex-assessora Sonaira Fernandes, atual secretária estadual da Mulher), ele é chamado ironicamente de "o outro governador" por membros da administração estadual.

Essas queixas partem especialmente de alas do Republicanos que consideram que têm pouco espaço na gestão, ainda que façam parte da mesma sigla que o governador e que três dos secretários estaduais sejam do partido.

Deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante reunião no Palácio dos Bandeirantes
Deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante reunião no Palácio dos Bandeirantes - Reprodução-10.jul.2023/@bolsonarosp no X

Em 15 de julho, cinco dias após mais uma passagem de Eduardo Bolsonaro pelo Palácio, o Painel solicitou via Lei de Acesso à Informação a quantidade de visitas que o parlamentar fez ao local desde o início do ano, quais secretarias visitou e quais as pautas tratadas.

Em resposta, a gestão estadual respondeu em 17 de agosto que as autoridades que têm acesso ao Palácio "recebem apenas um distintivo de lapela colorido, visando diferenciá-los das demais pessoas que circulam no Palácio, portanto, não sendo obrigatório a identificação ou preenchimento de qualquer cadastro na entrada".

"Considerando esse livre acesso não é possível saber quais secretarias visitou e quais as pautas tratadas. Para tanto seria necessário fazer diversos levantamentos em diversas salas e gabinetes, causando trabalho adicional para os servidores, desviando-os de seus serviços normais", complementou a gestão estadual, classificando o pedido como "desproporcional e desarrazoado".

Após recurso em que a coluna solicitou ao menos o número de visitas realizadas pelo filho do ex-presidente, a administração estadual afirmou, nesta segunda-feira (28), que a resposta anterior "foi clara no sentido de que autoridades, como os deputados federais, têm livre acesso, não necessitando de qualquer cadastro na entrada, portanto, não é possível saber qual o número de visitas o citado Deputado Federal fez ao Palácio dos Bandeirantes."

A visita mais recente do deputado ao Palácio que foi divulgada publicamente aconteceu em 10 de julho, quando foi recebido pelo próprio Tarcísio, que vinha sendo hostilizado pelo bolsonarismo após manifestar apoio à reforma tributária, e por Arthur Lima, secretário da Casa Civil e braço direito do governador.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.