Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Marta como vice de Nunes seria tacada de mestre contra Boulos, diz Tatto

Secretário do PT avalia que ex-senadora ajuda prefeito a sinalizar movimento para o centro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Secretário nacional de Comunicação do PT, o deputado federal Jilmar Tatto (SP) afirma que o PL fará uma "tacada de mestre" caso consiga concretizar a indicação de Marta Suplicy como vice de Ricardo Nunes (MDB) na disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2024.

Para Tatto, que foi secretário de Subprefeituras e de Transportes durante a gestão de Marta como prefeita da capital, a ex-petista mantém força eleitoral nas regiões periféricas de São Paulo e conseguiria tirar de Guilherme Boulos (PSOL) votos que historicamente são do PT. Nas palavras dele, a secretária de Relações Internacionais de Nunes pode "machucar as bases do PT".

Marta Suplicy e prefeito Ricardo Nunes (MDB) durante festa de aniversário da ex-senadora
Marta Suplicy e prefeito Ricardo Nunes (MDB) durante festa de aniversário da ex-senadora - Mathilde Missioneiro-19.mar.2023/Divulgação

O petista classifica a estratégia de seu partido de apoiar Boulos e não lançar representante próprio como um erro de leitura política, e o risco de perder votos para Marta agora aparece como preço dessa decisão.

"Eles fazem um movimento da direita para o centro com a Marta, afastando-se do extremo, acompanhando o eleitorado. Com isso, eles reconhecem também a importância de uma vitória em São Paulo para a disputa presidencial de 2026. Com a nossa estratégia, a gente se movimenta mais para a esquerda", afirma Tatto.

Ele destaca, no entanto, que independentemente disso, o PT e sua militância trabalharão para eleger o psolista no ano que vem. Tatto integra o grupo do partido que definirá a tática eleitoral para o pleito de 2024.

Presidente do diretório municipal do PT em São Paulo, Laércio Ribeiro diz que Marta é apenas uma tentativa do grupo de Nunes de "esconder Bolsonaro", pois, segundo ele, ela não mudaria nada do ponto de vista eleitoral.

"Não podemos esquecer que Marta foi candidata a prefeita em 2016 e conseguiu ficar atrás de Celso Russomanno, terceiro colocado naquela eleição. Marta, Bolsonaro e Nunes, não há tacada que dê conta de fazer um jogo bom com essas três bolas na mesa", afirma.

Jilmar Tatto (PT) durante debate entre candidatos a prefeito de São Paulo
Jilmar Tatto (PT) durante debate entre candidatos a prefeito de São Paulo - Marlene Bergamo-12.nov.2020/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.