Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu violência

Ministro dos DH fala com governador da BA sobre ações policiais, mas não com Tarcísio

Ambos os estados tiveram operações que envolveram mortes nos últimos dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, diz ter conversado com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), sobre recentes mortes envolvendo policiais no estado, mas não tomou posição sobre episódios no litoral de São Paulo.

Ao Painel, Almeida disse que a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos acompanha os casos e conversa com as autoridades e população na Bahia e em São Paulo.

"Estou conversando bastante com o governador da Bahia, com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas. Estão muito empenhados para discutir a solução do problema", afirmou o ministro. "Em São Paulo, eu não tive esse contato [com Tarcísio de Freitas], falei com ouvidor da PM [Claudio da Silva]."

Movimentação de policiais militares na Vila Zilda, no Guarujá, onde o policial da Rota foi morto - Danilo Verpa - 31.jul.2023/Folhapress

Almeida diz que houve um crime bárbaro, a morte do policial da Rota Patrick Bastos Reis, no Guarujá, mas que os direitos humanos devem ser preservados para agentes da segurança pública e a população.

Segundo balanço da SSP (Secretaria de Segurança Pública), divulgado neste domingo, a operação Escudo resultou em 16 mortes e 160 pessoas presas em São Paulo. O governo Tarcísio também informou que desde o começo deste ano 7 policiais foram mortos e 12 atacados somente na Baixada Santista.

Na Bahia, ocorreram ao menos 30 mortes na semana passada nas cidades de Camaçari, Itatim e Salvador. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam que o estado registrou 1.464 mortes durante ações policiais, 23% do total de 6.430 ocorrências.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.