Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus drogas

AGU diz que secretário de Tarcísio afrontou moralidade ao postar maconha com adesivo de Lula

Órgão pede a remoção das postagens feitas por Guilherme Derrite em suas redes sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A notificação extrajudicial enviada pela AGU (Advocacia-Geral da União) ao governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirma que o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, afrontou o princípio da moralidade ao postar foto de pacotes de maconha com adesivo contendo a imagem do presidente Lula (PT) e a mensagem "faz o L".

O órgão pede a remoção das postagens feitas por Derrite em suas redes sociais.

Fotografia publicada por Guilherme Derrite nas redes sociais
Fotografia publicada por Guilherme Derrite nas redes sociais - Reprodução/Instagram/@guilhermederrite

Na avaliação da AGU, "parece ter sido claro o intuito dos traficantes que transportavam a droga apreendida de associar o presidente da República, legítimo mandatário da Presidência da República, órgão da União, a uma espécie de endosso ao consumo do entorpecente traficado —a utilização de imagens do mandatário em poses casuais e sorrindo permitem razoavelmente tal inferência."

"Por evidente, tal utilização é ilícita, e ofende a honra objetiva do cargo ocupado", escreve o órgão.

A AGU afirma que Derrite valeu-se de sua posição para dar publicidade à operação e à associação feita pelos traficantes de que haveria endosso de Lula ao consumo e tráfico do entorpecente apreendido, "ampliando substancialmente os prejuízos decorrentes do ilícito à imagem originalmente praticado por terceiros, e, assim, concorrendo para o seu agravamento."

"Observada a posição de Secretário de Segurança Pública, a postura de exploração da publicidade de operações policiais com a exposição ostensiva de imagens que deslegitimam o representante do Poder Executivo Federal, ligando a sua imagem ao tráfico de drogas, vai de encontro ao princípio" da moralidade.

Na legenda das fotos, o secretário escreveu que um casal foi preso em Euclides da Cunha Paulista transportando grande quantidade de maconha de Ponta Porã (MS) a São Paulo. "Policiais militares perceberam a atitude suspeita, deram ordem de parada e o casal tentou fugir, até atolar em uma estrada de terra e ser preso. Parabéns aos policiais. Continuamos nosso trabalho para demonstrar que em São Paulo o crime não compensa", completou.

Derrite é próximo da família de Jair Bolsonaro (PL), especialmente do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e um dos focos de sua atuação política nos últimos anos tem sido o antipetismo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.