Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu África

Câmara de SP tira bandeirante de nome de rua para homenagear Zumbi

Prefeito Ricardo Nunes (MDB) terá que decidir se sanciona ou veta o projeto de lei

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou projeto de lei que muda o nome de uma rua no bairro do Bom Retiro, que hoje homenageia um bandeirante, para reverenciar um ícone da resistência negra.

O projeto, de autoria do vereador Toninho Vespoli (PSOL), dá à atual rua Jorge Velho o nome de Zumbi dos Palmares. Domingos Jorge Velho (1641-1705) foi responsável por um dos ataques ao Quilombo dos Palmares, local comandado por Zumbi (1655-95).

O projeto foi encaminhado para o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que poderá sancioná-lo ou vetá-lo. Procurada, a prefeitura não adiantou qual será a decisão.

Estátua de Zumbi dos Palmares colocada em frente ao prédio da Bolsa de Valores, no centro de São Paulo
Estátua de Zumbi dos Palmares colocada em frente ao prédio da Bolsa de Valores, no centro de São Paulo - Keiny Andrade - 10.out.20/UOL

Segundo Vespoli, a ideia de mudar o nome da rua veio da direção da Faculdade Zumbi dos Palmares, que fica nas imediações.

"Já conseguimos aprovar projetos tirando nomes de torturadores do regime militar de vias públicas. Trocar o nome de uma pessoa que perseguiu negros pelo de Zumbi é um novo passo neste processo de reparação histórica", declara o vereador.

Nos últimos anos, os bandeirantes têm sido identificados sobretudo pela esquerda como figuras históricas nocivas, por perseguirem negros e escravizarem indígenas. Em 2021, um grupo colocou fogo na estátua de Borba Gato, no bairro de Santo Amaro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.