Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Deputado quer convocar diretores da Decolar para depor em CPI

Duarte Jr. (PSB-MA) também pede quebra de sigilo da empresa Caeli, que prestava serviços para a 123milhas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O deputado Duarte Jr. (PSB-MA) protocolou na CPI das Pirâmides Financeiras requerimentos para quebrar o sigilo da Decolar e de seus sócios e também para convocá-los a depor como testemunhas na comissão parlamentar de inquérito.

Propaganda da 123milhas no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Propaganda da 123milhas no aeroporto de Congonhas, em São Paulo - Danilo Verpa/Folhapress

Na justificativa, ele diz que a quebra de sigilo da Decolar busca "esclarecer as alegações de que a empresa estaria envolvida em atividades de pirâmide financeira, proteger os consumidores e garantir a integridade do mercado de viagens e turismo."

Em depoimento à CPI na quarta-feira (6), Ramiro Júlio Soares Madureira, um dos sócios da 123milhas, disse que o presidente da Despegar, dona da Decolar, tentou comprar a empresa brasileira, que pediu recuperação judicial após suspender pacotes e emissão de passagens aéreas da linha "Promo".

Em entrevista ao Brazil Journal, Damián Scokin, CEO da Despegar, afirmou que a 123milhas era um esquema Ponzi — uma pirâmide financeira.

O parlamentar também pediu a quebra de sigilo da empresa Caeli Publicidade, que tem como um dos sócios o pai de Ramiro e de seus irmão Augusto Júlio Soares Madureira. Duarte Jr. também protocolou pedido para quebrar sigilo de Baldomiro José dos Santos, Sergio de Moraes Filho, José Augusto Madureira e Renata Jardim Simões, sócios da Caeli.

Na justificativa, o deputado diz que a solicitação se insere na "investigação para esclarecer possíveis práticas irregulares, conflitos de interesses e vínculos entre as duas empresas que podem ter contribuído para a situação em questão."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.