Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ministro pede investigação da PF e da Receita sobre importação de leite no Brasil

Paulo Teixeira quer que sejam apuradas duas práticas consideradas irregulares e que, afirma, estão prejudicando a cadeia produtiva do leite no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) pediu que Polícia Federal e Receita Federal investiguem práticas que podem estar contribuindo para o que chama de "volume exagerado" de importação de leite no Brasil.

Vacas leiteiras se alimentam, com colares da Cowmed nos pescoços. Gadget monitora saúde e período fértil dos animais. A vaca é mocha, e o calar é preto com detalhe vermelho
Vacas leiteiras se alimentam com colares que medem saúde do animal: importação de leite está na mira do MDA - Divulgação/Cowmed

"A primeira é a triangulação. Entidades produtoras dizem que leite perto do vencimento é enviado da Nova Zelândia para o Brasil via países do Mercosul", diz o ministro. A segunda é a reidratação, na qual o leite em pó é reidratado e vendido no país.

Segundo Teixeira, as atuações irregulares podem estar "ajudando a matar uma parte da cadeia produtiva do leite" do país.

Nesta sexta (29), a diretoria da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares) enviou ao ministro um ofício pedindo que seja fiscalizado possível processo de dumping na importação de leite de outros países.

No documento, a confederação diz haver suspeitas de que países do Mercosul estejam vendendo produto abaixo do preço de mercado, "inclusive com a reidratação de leite em pó", proveniente de países fora do Mercosul.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.