Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus TSE

Petistas resgatam vídeo em que indicada ao TSE critica Lula

Marilda Silveira, na época advogada do Novo, defendeu impugnação de candidatura em 2018

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Poucos dias depois de o STF (Supremo Tribunal Federal) encaminhar ao presidente Lula (PT) uma lista tríplice de mulheres para vaga de ministra substituta do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), voltou a circular em grupos petistas um vídeo em que Marilda Silveira, uma das indicadas, defende a impugnação da candidatura de Lula em 2018.

0
Plenário do TSE durante sessão da corte - Pedro Ladeira/Folhapress

Cabe ao presidente escolher dentre as três o nome que substituirá Maria Claudia Bucchianeri, que deixou o tribunal no início de agosto.

O vídeo traz o pedido feito pelo partido Novo da impugnação do registro de candidatura de Lula em 2018 —ele foi alvo de 16 contestações de adversários e da Procuradoria-Geral Eleitoral.

A advogada afirmou que a Constituição vedava que candidatos com impedimentos legais anteriores ao registro da candidatura participassem do processo eleitoral. "No dia de registro de candidatura o candidato possuía uma inelegibilidade flagrante, que era condenação criminal por órgão colegiado", afirmou.

Ela também citou a intenção manifestada por Lula de se valer de uma decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU que indicava que o atual presidente poderia concorrer até que a Justiça julgasse todos os recursos de sua condenação criminal.

"Com todo respeito ao candidato e a vossas excelências, livre no Brasil tem que ser a escolha do eleitor. Mas essa liberdade só será real quando, de uma vez por todas, a gente eliminar a profissionalização da história mal contada. E é exatamente o que acontece aqui. É por essas razões que o partido Novo pede o indeferimento do registro de candidatura", concluiu.

Silveira é próxima do ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e já compôs outras listas tríplices para ministra-substituta. Na última, Lula acabou escolhendo Edilene Lôbo, a primeira negra a ocupar o cargo.

Em abril, o grupo jurídico Prerrogativas torpedeou a nomeação dela como assessora de Dino, justamente por seu histórico de trabalhar em ações contra Lula. Em 2016, a advogada assinou mandado de segurança contra a posse do hoje presidente como chefe da Casa Civil de Dilma Rousseff.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.