Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PSDB deve nomear novo comando para capital paulista e cogita expulsar presidente

Fernando Alfredo fez convenção sem aval do partido e da Justiça; diretório estadual deve escolher novo presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O PSDB estadual de São Paulo pretende nomear um novo comando para o partido na capital e punir o atual presidente do diretório paulistano, Fernando Alfredo. O Painel apurou que a expulsão dele é cogitada internamente.

O estopim para as medidas foi a realização da convenção municipal do PSDB da capital neste domingo (17), desafiando decisão do diretório estadual de suspendê-la. Alfredo foi reeleito por aclamação, mas o encontro não é reconhecido pelas instâncias superiores do partido.

O processo de escolha do sucessor de Alfredo por parte do diretório estadual pode começar a ser desenhado já nesta terça-feira (19), data final do atual mandato do presidente municipal da sigla.

Fernando Alfredo, presidente do PSDB municipal de São Paulo, durante lançamento de livro
Fernando Alfredo, presidente do PSDB municipal de São Paulo, durante lançamento de livro - Mathilde Missioneiro-27.mar.2023/Folhapress

O dirigente é alvo de denúncia de que teria cancelado filiações de quem não integra seu grupo e de que teria expulsado desafetos internos.

Além disso, teria condicionado novas filiações à participação em um curso que era dispensado em relação a militantes ligados a ele.

Alfredo recorreu à Justiça para conseguir decisão liminar para realizar a convenção, mas perdeu em primeira e segunda instâncias.

Dessa forma, teria feito o encontro não somente à revelia da comissão estadual do PSDB, mas também da Justiça. Essa avaliação dos tucanos deverá compor um pacote que sustentará o pedido de punição do presidente municipal.

O pacote inclui também uma troca de mensagens que tem sido apontada como possivelmente homofóbica em relação a Eduardo Leite, presidente do partido.

Como revelou o Painel, Alfredo discutiu com um militante tucano em grupo de WhatsApp e comentou que a máscara que ele usava em foto com Leite era uma "bela homenagem", o que foi entendido como referência à homossexualidade do governador do Rio Grande do Sul. Alfredo nega que tenha sido essa a intenção e diz que briga pelos direitos LGBTQIA+ no PSDB há décadas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.