Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PT discute blindar prefeitos de terem candidatura desafiada internamente

Partido deve adotar 'candidatura nata', pela qual detentores de mandato são automaticamente candidatos à reeleição; opositores apontam perda democrática

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O PT discute "blindar" prefeitos e outros ocupantes de mandatos eletivos do risco de serem desafiados internamente e de não poderem se candidatar à reeleição.

Reunião do diretório nacional do PT, com a presença de Lula e Dilma, em 2020 - Zanone Fraissat/Folhapress

A proposta de criar as chamadas "candidaturas natas" surgiu em reunião nesta segunda-feira (11) da federação que o partido mantém com PV e PCdo B.

Para entrar em vigor, no entanto, o diretório nacional petista precisa aprovar a medida, o que é polêmico internamente. Ainda não há data marcada para a instância deliberar sobre o tema.

Segundo a proposta, quem já está no mandato e tem direito a reeleição estaria protegido de eventuais questionamentos da candidatura, seja dentro do partido ou nas legendas federadas.

"Sempre que o PT fez trocas de candidatos foram episódios traumáticos", diz o secretário de Comunicação, Jilmar Tatto, que defende a mudança, assim como grande parte da cúpula que controla a legenda.

Um caso sempre lembrado é a prévia que Tarso Genro venceu contra o então governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, em 2002. Candidato, Tarso acabou sendo derrotado na eleição e teve de enfrentar o discurso dos opositores de que nem o próprio PT aprovava a gestão de Olívio.

A blindagem é pensada sobretudo para municípios menores. Um prefeito do PT, por exemplo, não poderia ter a candidatura desafiada por um político do PV ou do PCdoB.

Quem é contrário à modificação aponta risco de engessamento do debate interno e do processo democrático. O PT sempre se orgulhou de decidir disputas eleitorais internas por meio de prévias ou das instâncias partidárias. Entre os opositores da medida está o secretário de Relações Internacionais do PT, Romênio Pereira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.