Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

TCM discute revogação de concessão de cemitérios em São Paulo

Conselheiros decidem enviar alerta à gestão Ricardo Nunes (MDB) sobre problemas nos serviços

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Município de São Paulo aprovaram nesta quarta-feira (27) o envio de um alerta à gestão Ricardo Nunes (MDB) sobre problemas nos serviços prestados pelas concessionárias que administram os 22 cemitérios e o crematório da capital.

Segundo apurou o Painel, o alerta faz parte de uma discussão mais ampla entre os conselheiros a respeito da gestão considerada insatisfatória dos espaços. O TCM estuda propor à Prefeitura de São Paulo a revogação dos contratos de concessão, caso os problemas persistam.

Cemitério da Consolação, em São Paulo
Cemitério da Consolação, em São Paulo - Rubens Cavallari - 29.out.21/Folhapress

O alerta foi proposto pelo conselheiro Roberto Braguim e se refere à falta de sinalização nos cemitérios de que doadores de órgãos têm direito à gratuidade nos serviços funerários. Como muitos familiares de doadores não têm essa informação, eles têm pagado as taxas regulares.

Em pronunciamento mais incisivo, o conselheiro João Antonio disse que "o que impera hoje é confundir para ganhar mais".

"Não esclarecem a população de seus direitos para poder lucrar mais nos momentos mais tristes do ser humano", completou.

Ele disse que anda "demasiadamente pessimista em relação à execução futura desses contratos" e que tem a impressão de que "uma parte ou a totalidade dessas empresas não tem capacidade do ponto de vista técnico da gestão e do ponto de vista financeiro", de cumprir com os contratos.

O conselheiro disse que o tribunal tem denunciado há meses os problemas de segurança e de manutenção e que nada tem mudado nos cemitérios.

O conselheiro Domingos Dissei ainda sugeriu que o TCM publique em suas redes sociais um informativo a respeito da gratuidade nos serviços funerários para doadores de órgãos.

Em março, a Folha mostrou que a concessão do Serviço Funerário levou a aumento de preços de até 400% nos serviços.

Dois meses depois, uma auditoria do TCM (Tribunal de Contas do Município) identificou entulho, jazigos vandalizados e invasões em cemitérios concedidos. Os contratos preveem a revitalização e ampliação dos espaços pelas empresas.

No começo de setembro, pesquisa Datafolha mostrou que para 58% dos paulistanos o serviço de cemitérios não melhorou com a entrada da iniciativa privada. Apenas 9% dos entrevistados enxergaram melhoria.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.